Vencedor do Prêmio Jabuti em 2020, com o livro “Torto Arado”, o escritor baiano Itamar Vieira Junior, de 44 anos, é mais uma atração confirmada no Festival Literário e Artístico de Rio de Contas, o Fliarc 2023, que acontece de 19 a 22 de outubro. O autor vai participar de uma conversa com o tema “Águas e Terras: um encontro com a obra de Itamar Vieira Júnior”, que também contará com a participação da professora Ester Figueiredo, curadora da Feira Literária de Mucugê (FLIGÊ).
Itamar estreou na literatura em 2012, com a obra de contos “Dias”. Trabalho de maior sucesso, o romance “Torto Arado” foi lançado em 2019 e conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que viviam em condições de escravidão e tiveram suas vidas marcadas por um acidente na infância.
Com este retrato poético da realidade e história do Brasil, Itamar se destacou como um dos escritores mais prestigiados de sua geração, tendo vendido mais de 700 mil exemplares.
Uma das características mais marcantes da escrita de Itamar é justamente a capacidade de apresentar uma fotografia poética, mas viva da realidade brasileira, com seus personagens, contradições, problemas e singularidades.
Como o autor costuma dizer, são histórias que “merecem ser contadas, que falam de nós”, mas que ainda são pouco vistas no Brasil, que costuma fechar os olhos para aqueles que vivem à margem da sociedade. Nas páginas e versos de Itamar, essas pessoas ganham protagonismo, e é dando luz e vida a elas, que ele sedimenta a sua obra.
Seu último trabalho é o livro “Salvar o Fogo”, lançado neste ano, que conta a história de uma comunidade afroindígena que vive às margens do rio Paraguaçu, e é controlada pela Igreja Católica.
Além do Prêmio Jabuti, principal honraria literária do país, o escritor foi premiado com o Prêmio LeYa em 2018 e o Prêmio Oceanos em 2020.
Serviço
Conversa com o autor
Tema: Águas e Terras: um encontro com a obra de Itamar Vieira Júnior
Data, sexta, dia 20
Horário: 16h
Local – Espaço Esther Trindade