Um desfile literoartístico vai abrilhantar o Festival Literário de Rio de Contas (Fliarc). A ação, que acontecerá no dia 20 de outubro, contará com a participação de estudantes da rede pública e privada do município. O grupo vai percorrer as ruas do Centro Histórico, saindo do prédio das Escolas Unidas Barão de Macaúbas, onde fica a Secretaria de Educação. Além disso, os alunos apresentarão trabalhos artísticos, que terão como tema o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Os estudantes serão acompanhados por diversas manifestações populares de Rio de Contas como as Burrinhas, as Baianas do Carnaval, assim como os Bonecos Gigantes e os Mascarados. O desfile também contará com uma fanfarra. O trabalho, realizado nas escolas municipais e no Colégio Estadual Carlos Souto, é resultado da curadoria conjunta de estudantes e do programa pedagógico, com orientação da Assessoria Pedagógica do Fliarc e do Núcleo Territorial de Educação 03 – Seabra.
De acordo com Ângela Camargo, coordenadora pedagógica do evento, os estudantes do Colégio Carlos Souto também farão apresentações científicas sobre o pequi. “Será a culminância de um trabalho realizado pelos alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas públicas (estadual e municipal) e a Escola Despertar, na valorização e reconhecimento da memória, da história,da cultura e do patrimônio material e imaterial de Rio de Contas”, explica.
Ângela também destaca a importância do desfile para os alunos. “Essa participação pedagógica despertará o sentimento de pertencimento, de representatividade sobre Rio de Contas, sobre seu estado, e sobre o seu país”.
Durante o evento, os alunos celebrarão os artistas homenageados pelo festival, em especial Juarez Paraíso, grande nome desta edição. “A expectativa é a melhor possível, porque inserir os alunos em um projeto desses é importantíssimo”, afirma Tera Souto, representante da Secretaria Municipal de Educação.
Ela ainda enfatizou a importância do trabalho feito em sala de aula, no qual os alunos pesquisaram sobre as personalidades homenageadas e produziram esculturas. “Muita gente não conhecia, muitos alunos não conheciam”.
Serviço
Desfile: Desfile Literoartístico da Independência do Brasil na Bahia
Horário: 09 horas
Local de saída: Escolas Unidas Barão de Macaúbas (Secretaria de Educação), Rua Álvaro Dantas, S/N – Centro