Emoção e arte marcaram noite de lançamento do FLIARC

A noite de lançamento do Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (FLIARC), na última sexta-feira (11), foi tomada pela emoção. Com o Club Rio Contense lotado, o evento contou com apresentações culturais, um bom cartão de visitas para apresentar um projeto que vai levar literatura e arte para o município, que este ano completa três séculos de fundação.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes para ver um pouco do que será apresentado durante os dias do festival, que terá como tema “Resistência e Memórias no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia” . Autoridades do executivo, do legislativo, representantes do IPHAN,do comércio local e da rede pública de ensino marcaram presença em uma noite especial, que contou com apresentações de música e dança.

A  curadora do festival,Nadia Marcia Campos, avalia o lançamento do festival e vê como positiva a participação dos poderes públicos. “Acho que foi extremamente positivo, contamos com a presença do poder público, que foi muito bom, contamos com a presença da Câmara de Vereadores, que também foi muito bom, por que não se faz cultura  sem posicionamento político e sem a presença da política.”
Além disso,Márcia destaca a participação do público durante o evento. “ A participação grande da comunidade, desde os jovens,crianças,adultos,pessoas das religiões, as pessoas mais idosas, o comércio, as pousadas, todo o setor  de turismo presente. Isso nos traz uma grande responsabilidade de cumprir aquilo que a gente vem trazendo como nossa expectativa.”

O prefeito de  Rio de Contas, Cristiano Azevedo, enfatizou sobre a importância da realização do FLIARC . “Rio de Contas é a cara da cultura artística, então esse festival é nada mais justo do que estarmos realizando aqui. Já era para ter realizado anteriormente , mas eu acredito que agora estamos preparados para receber.”, afirma.

Por sua vez, o representante do legislativo, Celio Evangelista, falou da parceria com o governo do estado. “ Isso nos deixa muito alegre, saber que o governo vai estar contribuindo para este festival aqui em Rio de Contas. Tenho certeza  que irá contribuir muito para o turismo local. Espero que esse seja o pontapé de muitos festivais.”.

Já o representante do comércio local, João Souto, ressaltou a necessidade de parcerias com o setor. “Não se faz nada sozinho. Não tem ninguém que tenha recurso para fazer tudo, então precisa da parceria de cada setor: Das pousadas, dos restaurantes, da prefeitura, do estado (Se tiver verba federal) e da sociedade civil, colaborando com todas as iniciativas do festival”.

O FLIARC vai acontecer entre os dias  19 e 22 de outubro e vai trazer para o municipio de Rio de Contas uma programação diversificada, com apresentações culturais, oficinas literárias, exposições fotográficas, mesas com autores entre outras manifestações artísticas. Nesta edição, será feita uma homenagem especial para Juarez Paraíso, professor da Escola de Belas Artes (UFBA). Além disso, também serão homenageados o Maestro Esaú Pinto, a ativista Maria  Brandão, a poetisa Esther Trindade e o artista Zofir Brasil.
Entre as atrações confirmadas para o evento estão o jornalista Ricardo Ishmael, o escritor Itamar Vieira Junior e a pedagoga Fátima Freire.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest