Com o tema “Rio de Contas, Cidade-Mãe da Chapada Diamantina: 300 anos de História, patrimônio cultural do Brasil”, o seminário, que será realizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O evento tem o objetivo de discutir pautas patrimoniais e estabelecer parcerias entre os entes federais, estaduais e municipais com o intuito de valorizar e preservar o Patrimônio Cultural.
Além disso, o seminário também vai priorizar discussões em torno de ações realizadas no território, como o Inventário dos Mestres Artífices da Chapada Diamantina, o projeto de Canteiro-Modelo de Igatu e os desafios da preservação de Conjuntos Arquitetônicos, Urbanísticos e Paisagísticos tombados.
Direcionado aos trabalhadores e especialistas em patrimônio histórico e cultural, o evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de Outubro, no Club Rio-Contense, paralelo ao Fliarc, e contará com a realização mesas temáticas e oficinas.Na abertura do evento, acontece uma conferencia inaugural com Ordep Serra, atual presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB).
Durante o evento, também serão abordados outros assuntos como patrimônio cultural, patrimônio arqueológico, conservação de sítios arqueológicos, reconhecimento e fiscalização de bens culturais, entre outros.